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dc.contributor.authorSilva, Rafaela Mayara Barbosa da
dc.contributor.authorPereira, Hellen Silva
dc.contributor.authorCarneiro, Rhuana Emmanuely Braga
dc.contributor.authorMedeiros, Maria Vitória Silva
dc.contributor.authorCoutinho, Giselda Félix
dc.contributor.authorGurjão, Edmar Candeia
dc.contributor.authorCamargo, Erika Barbosa
dc.date.accessioned2024-01-22T18:31:46Z
dc.date.available2024-01-22T18:31:46Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Mayara Barbosa da; PEREIRA, Hellen Silva; CARNEIRO, Rhuana Emmanuely Braga; MEDEIROS, Maria Vitória Silva; COUTINHO, Giselda Félix; GURJÃO, Edmar Candeia; CAMARGO, Erika Barbosa. Eficácia dos videogames ativos na reabilitação cardiorrespiratória de idosos com doenças respiratórias: uma nota de revisão rápida. Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública Goiás "Cândido Santiago". 2023;9(9i6-EE4):1-21.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.saude.go.gov.br/xmlui/handle/123456789/182
dc.description.abstractTecnologia: Videogames ativos na reabilitação cardiorrespiratória. Indicação: Tratamento de pessoas idosas com doenças respiratórias. Pergunta: Com base no uso de videogames ativos para o tratamento de idosos com doenças respiratórias, qual a eficácia dos videogames ativos na reabilitação cardiorrespiratória de idosos com doenças respiratórias? Objetivo: Analisar a eficácia da reabilitação cardiorrespiratória através de Videogames Ativos (VGAs) em idosos com doenças respiratórias e identificar protocolos de VGA’s utilizados; além de verificar os efeitos fisiológicos, na tolerância ao exercício e redução de crises e exacerbações e à reabilitação cardiorrespiratória e observar efeitos de VGA na adesão e Qualidade de Vida (QV). Métodos: Revisão rápida de revisões sistemáticas. O levantamento bibliográfico foi realizado nas seguintes bases de dados eletrônicas: PUBMED, EMBASE, SCOPUS, Biblioteca Cochrane, Biblioteca Virtual de Saúde, e houve as buscas suplementares no Google Acadêmico e na literatura cinzenta por meio do site Opengrey. Resultados: A pesquisa incluiu uma revisão sistemática (RS), nela destacaram-se os efeitos benéficos da RV na capacidade funcional, condicionamento físico, na função pulmonar e na aceitação dos exercícios pelos idosos acometidos por doenças respiratórias. Conclusão: As evidências apresentam a realidade virtual como uma das maneiras de abordagem terapêutica na promoção de saúde respiratória e qualidade de vida, assim sendo, os resultados proporcionam futuras intervenções com a utilização de realidade virtual para reabilitação respiratória em idosos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVideogames Ativos; Doenças Respiratórias; Idosos.pt_BR
dc.titleEficácia dos videogames ativos na reabilitação cardiorrespiratória de idosos com doenças respiratórias: uma nota de revisão rápidapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.description.abstractinenglishTechnology: Active video games in cardiorespiratory rehabilitation. Target: Elderly individuals with respiratory diseases. Question: What is the efficacy of active video games in cardiorespiratory rehabilitation for elderly with respiratory diseases? Objective: Analyze the effectiveness of cardiorespiratory rehabilitation through Active Video Games (AVGs) in elderly with respiratory diseases, identify used AVG protocols, assess physiological effects, exercise tolerance, crisis reduction, and observe effects on adherence and Quality of Life (QoL). Methods: Rapid review of systematic reviews. Literature search in PUBMED, EMBASE, SCOPUS, Cochrane Library, Virtual Health Library, Google Scholar, and Opengrey. Results: A systematic review highlighted positive effects of VR on functional capacity, physical conditioning, lung function, and exercise acceptance in elderly with respiratory diseases. Conclusion: Evidence supports virtual reality as a therapeutic approach for respiratory health promotion and QoL, suggesting future interventions using VR for respiratory rehabilitation in the elderly.pt_BR


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