dc.contributor.advisor | Veronezi, Rafaela Julia Batista | |
dc.contributor.author | Borges, Fernando Morandi | |
dc.contributor.editor | Barbosa, Rosana Mendes Reis | |
dc.contributor.editor | Costa, Nívea Christina de Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T19:19:28Z | |
dc.date.available | 2020-11-23T19:19:28Z | |
dc.date.issued | 2019-12-10 | |
dc.identifier.citation | BORGES, Fernando Morandi. Inclusão Digital dos profissionais das unidades básicas em saúde: Inserção na era tecnológica e importância nos sistemas de informação. 2019. 20f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Saúde de Goiás, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Goiânia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.saude.go.gov.br/xmlui/handle/123456789/50 | |
dc.description.abstract | A inserção de novos dispositivos tecnológicos em um nível cada vez mais acelerado e
acessível fez com o que a informação se tornasse a ferramenta essencial para a gestão e o
planejamento, praticamente em todas as áreas de trabalho no mundo. Poder fazer parte desse
novo mundo da sociedade da informação é uma ação de cidadania, para que se diminua a
exclusão digital e consequentemente a desigualdade social. A Política de Educação
Permanente tem seu papel fundamental para reconhecer e desenvolver formas de capacitar os
profissionais que atuam em Unidades de Saúde, principalmente na Atenção Primária, fazendo
uso da tecnologia nos processos de trabalho. A educação libertadora aliada ao
desenvolvimento do profissional diretamente em sua área de atuação faz com que adicionar a
tecnologia nos processos de trabalho e na promoção à saúde façam sentido para sua prática
cotidiana. Nesse contexto, saber utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
ocasiona uma melhora tanto no conhecimento pessoal, agregando valores individuais, como
também em qualificar toda alimentação de sistemas de informação, que são as ferramentas
para uma gestão dinâmica e objetiva. Incluir digitalmente os profissionais de saúde tende a
trazer benefícios tanto para o profissional como também para toda instituição do SUS,
resultando em um melhor uso dos recursos financeiros e de saúde, trazendo no final,
benefícios a toda população assistida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente em saúde | pt_BR |
dc.subject | Alimentação em sistemas de informação em saúde | pt_BR |
dc.title | Inclusão digital dos profissionais das unidades básicas em saúde: Inserção na era tecnológica e importância nos sistemas de informação | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.course | Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde | pt_BR |
dc.description.abstractinenglish | The introduction of new technology devices in an ever faster and more accessible level has
made information an essential tool for management and planning in virtually every work area
in the world. Being able to be part of this new world of the information society is an action of
citizenship, aiming to reduce digital exclusion and consequently social inequality. The
Permanent Education Policy has its fundamental role in recognizing and developing ways of
enabling professionals who works in Health Units, especially in Primary Care, making use of
technology in work processes. Liberating education combined with professional development
directly in their area of activity makes adding technology to work processes and health
promotion make sense for their daily practice. In this context, knowing how to use
Information and Communication Technologies (ICT) brings an improvement in personal
knowledge, adding individual values, as well as qualifying all information systems data insert,
which are the tools for a dynamic and objective management. To include health professionals
in the digital world tends to bring benefits to professionals and the entire SUS institution,
resulting in better use of financial and health resources, bringing benefits to the entire assisted
population. | pt_BR |