Eficácia dos videogames ativos na reabilitação cardiorrespiratória de idosos com doenças respiratórias: uma nota de revisão rápida
Date
2023-12-20Author
Silva, Rafaela Mayara Barbosa da
Pereira, Hellen Silva
Carneiro, Rhuana Emmanuely Braga
Medeiros, Maria Vitória Silva
Coutinho, Giselda Félix
Gurjão, Edmar Candeia
Camargo, Erika Barbosa
Metadata
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Tecnologia: Videogames ativos na reabilitação cardiorrespiratória. Indicação: Tratamento de pessoas idosas com doenças respiratórias. Pergunta: Com base no uso de videogames ativos para o tratamento de idosos com doenças respiratórias, qual a eficácia dos videogames ativos na reabilitação cardiorrespiratória de idosos com doenças respiratórias? Objetivo: Analisar a eficácia da reabilitação cardiorrespiratória através de Videogames Ativos (VGAs) em idosos com doenças respiratórias e identificar protocolos de VGA’s utilizados; além de verificar os efeitos fisiológicos, na tolerância ao exercício e redução de crises e exacerbações e à reabilitação cardiorrespiratória e observar efeitos de VGA na adesão e Qualidade de Vida (QV). Métodos: Revisão rápida de revisões sistemáticas. O levantamento bibliográfico foi realizado nas seguintes bases de dados eletrônicas: PUBMED, EMBASE, SCOPUS, Biblioteca Cochrane, Biblioteca Virtual de Saúde, e houve as buscas suplementares no Google Acadêmico e na literatura cinzenta por meio do site Opengrey. Resultados: A pesquisa incluiu uma revisão sistemática (RS), nela destacaram-se os efeitos benéficos da RV na capacidade funcional, condicionamento físico, na função pulmonar e na aceitação dos exercícios pelos idosos acometidos por doenças respiratórias. Conclusão: As evidências apresentam a realidade virtual como uma das maneiras de abordagem terapêutica na promoção de saúde respiratória e qualidade de vida, assim sendo, os resultados proporcionam futuras intervenções com a utilização de realidade virtual para reabilitação respiratória em idosos.
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