dc.contributor.advisor | Francisca Ferraz, Sanzia | |
dc.contributor.author | Alves Ferreira Moraes, Denise | |
dc.contributor.editor | Santos Mendes Carneiro, Viviane | |
dc.contributor.editor | Lino Gomes, Haline Rachel | |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T12:55:40Z | |
dc.date.available | 2021-06-09T12:55:40Z | |
dc.date.issued | 2020-12-11 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Denise Ferreira Moraes. Qualificação da Asistência Farmacêutica no município de de Paraúna-Goiás : projeto de intervenção. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Escola de Saúde de Goiás, Goiânia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.saude.go.gov.br/xmlui/handle/123456789/54 | |
dc.description.abstract | A reestruturação da assistência farmacêutica (AF) do município de Paraúna-GO se deu por meio da construção da base da Farmácia Municipal junto à secretaria de Saúde no ano de 2017. No ano de 2018 criou-se a coordenação da AF, e posteriormente o município foi habilitado por meio da Portaria nº 229, de 31 de janeiro de 2018 a receber os recursos destinados ao QUALIFAR-SUS (Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde), favorecendo assim a construção de um projeto de melhoria e reestruturação das farmácias no âmbito do SUS. Diante do contexto do Eixo ESTRUTURA do QUALIFAR-SUS, foi identificada a necessidade de implantação da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). O objetivo geral deste projeto de intervenção é melhorar a qualidade da assistência farmacêutica do município de Paraúna-GO. Os objetivos específicos são efetivar a implantação da CAF por meio do estabelecimento dos fluxos de trabalho e protocolos específicos; e adequar o planejamento e programação das compras conforme demandas. O planejamento e elaboração do presente projeto foram baseados na realização de oficinas técnicas com a participação de um docente facilitador e um grupo de 12 alunos. Nelas, foram estudados e trabalhados os termos referenciais, para execução de cada etapa do PI, conforme (CALEMAN et al., 2016), que posteriormente deveriam ser reproduzidos no ambiente de trabalho de cada aluno. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Assistência Farmacêutica do SUS | pt_BR |
dc.subject | Qualifar- SUS | pt_BR |
dc.subject | Central de Abastecimento Farmacêutico | pt_BR |
dc.subject | Fluxos de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Reestruturação de farmácias no âmbito do SUS. | pt_BR |
dc.title | Qualificação da assistência farmacêutica no município de Paraúna-Goiás–projeto de intervenção. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.course | Especialização em Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstractinenglish | The restructuring of Pharmaceutical Assistance (PA) in the county of Paraúna-GO took place through the construction of the Municipal Pharmacy base with the Health Secretariat in 2017. In 2018, the coordination of PA was created, and later the county was qualified through Ordinance No. 229, of January 31, 2018 to receive the funds allocated to QUALIFAR-SUS (Qualification Program of Pharmaceutical Assistance within the scope of SUS) thus favoring the construction of a project to improve and restructure pharmacies within the scope of SUS. Given the context of the STRUCTURE Axis of QUALIFAR-SUS, the need to implement the Central Supply of Pharmaceuticals (CSP) was identified. The general objective of this intervention project is to improve the quality of pharmaceutical assistance in the county of Paraúna-GO. The specific objectives are to implement the CSP through the establishment of specific workflows and protocols, and to adjust the planning and scheduling of purchases according to demands. The planning and preparation of this project was based on the realization of technical workshops with the participation of a facilitating teacher and a group of 12 students. In them, the referential terms were studied and worked out for the execution of each stage of the IP, as (CALEMAN et al., 2016), which should later be reproduced in the work environment of each student. | pt_BR |