Saúde prisional nos municípios da Regional de Saúde Centro Sul
Date
2019-12-12Author
Silva, Marcia de Macedo Campos
Ribeiro, MA de J
Valois, LC
GOIÁS, CIB
Metadata
Show full item recordAbstract
Foi iniciado o processo de supervisão do programa de saúde prisional nos 11 municípios da Regional Centro Sul em Fevereiro de 2018.
Objetiva essa supervisão avaliar a estrutura físico funcional dos ambientes de atenção à saúde existentes nas unidades de custodiamento dos penalizados com restrição de liberdade, existentes nos seguintes municípios: Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia; Aragoiânia; Bela Vista de Goiás; Cromínia; Edeia; Indiara; Mairipotaba; Orizona; Pontalina; Senador Canedo; Silvânia; Vianópolis; Vicentinópolis, componentes da Regional de Saúde Centro Sul. Busca essa avaliação checar conforme protocolo (“checklist”) que explicita os processos e procedimento de vistoria obedecendo às normas federais de organização para recebimento de custeio financeiro.
Foram realizadas visitas “in loco” em cada uma das unidades. Conforme cronograma, visitas trimestrais determinados pela Superintendência de Programas e Ações Integrais de Saúde, SPAIS/SES/GO, a 1ª visita realizada com o objetivo de conhecer e mapear a realidade de cada unidade, identificando população carcerária, espaço físico para as unidades de saúde, equipamento imobiliário disponível, recursos humanos disponibilizados para o atendimento dos apenados bem como as ações de promoção e atenção a saúdes desenvolvidas por essa equipe. Nessa primeira visita também foram entrevistados os responsáveis pelo empreendimento e feitas a essas autoridades sugestões para prover as readequações necessárias.
Nas visitas sequenciais foram observados ganhos qualitativos com a melhoria da qualificação dos serviços, melhoria de estrutura física, readequação de equipe, reorganização do fluxo do atendimento.
Concluímos que durante esses dois anos, conseguimos uma boa acolhida as sugestões de adequação dos serviços, equipes e procedimentos adotados nas unidades de menor porte. Na unidade de grande porte esse resultado foi menos expressivo, finalmente concluímos que pela massa de privados de liberdade infelizmente existente a Regional Centro Sul, que se faz necessário a estruturação e funcionamento de uma unidade hospitalar destinada a essa população.
Collections
The following license files are associated with this item: