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dc.contributor.advisorSousa, Hildêth Pereira de Oliveira
dc.contributor.authorSilva, Marcia de Macedo Campos
dc.contributor.authorRibeiro, MA de J
dc.contributor.authorValois, LC
dc.contributor.authorGOIÁS, CIB
dc.contributor.editorNunes, Ricardo
dc.contributor.editorSousa, Hildêth Pereira de Oliveira
dc.contributor.editorGregório, Andreia
dc.date.accessioned2020-11-19T17:53:01Z
dc.date.available2020-11-19T17:53:01Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.citationSILVA, Marcia de Macedo Campos. Saúde prisional nos municípios da Regional de Saúde Centro Sul. 2019. 11f. Trabalho de Conclusão do curso de (Especialização) – Escola de Saúde de Goiás, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Goiânia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.saude.go.gov.br/xmlui/handle/123456789/49
dc.description.abstractFoi iniciado o processo de supervisão do programa de saúde prisional nos 11 municípios da Regional Centro Sul em Fevereiro de 2018. Objetiva essa supervisão avaliar a estrutura físico funcional dos ambientes de atenção à saúde existentes nas unidades de custodiamento dos penalizados com restrição de liberdade, existentes nos seguintes municípios: Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia; Aragoiânia; Bela Vista de Goiás; Cromínia; Edeia; Indiara; Mairipotaba; Orizona; Pontalina; Senador Canedo; Silvânia; Vianópolis; Vicentinópolis, componentes da Regional de Saúde Centro Sul. Busca essa avaliação checar conforme protocolo (“checklist”) que explicita os processos e procedimento de vistoria obedecendo às normas federais de organização para recebimento de custeio financeiro. Foram realizadas visitas “in loco” em cada uma das unidades. Conforme cronograma, visitas trimestrais determinados pela Superintendência de Programas e Ações Integrais de Saúde, SPAIS/SES/GO, a 1ª visita realizada com o objetivo de conhecer e mapear a realidade de cada unidade, identificando população carcerária, espaço físico para as unidades de saúde, equipamento imobiliário disponível, recursos humanos disponibilizados para o atendimento dos apenados bem como as ações de promoção e atenção a saúdes desenvolvidas por essa equipe. Nessa primeira visita também foram entrevistados os responsáveis pelo empreendimento e feitas a essas autoridades sugestões para prover as readequações necessárias. Nas visitas sequenciais foram observados ganhos qualitativos com a melhoria da qualificação dos serviços, melhoria de estrutura física, readequação de equipe, reorganização do fluxo do atendimento. Concluímos que durante esses dois anos, conseguimos uma boa acolhida as sugestões de adequação dos serviços, equipes e procedimentos adotados nas unidades de menor porte. Na unidade de grande porte esse resultado foi menos expressivo, finalmente concluímos que pela massa de privados de liberdade infelizmente existente a Regional Centro Sul, que se faz necessário a estruturação e funcionamento de uma unidade hospitalar destinada a essa população.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAtribuição 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSaúde prisionalpt_BR
dc.titleSaúde prisional nos municípios da Regional de Saúde Centro Sulpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.coadvisorVeronezi, Rafaela
dc.contributor.courseEspecialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúdept_BR
dc.description.abstractinenglishWe began the process of supervising the prision health program in the 11 municipalities of the Centro Sul Regional in February 2018. The objective of this supervision to evaluate the functional physical structure of the health care environments in the custody units of the penitentes with freedom restriction, existing in the following municipalities: Aparecida de Goiânia Prision Complex; Aragoiânia; Bela Vista de Goiás; Crominia; Edeia; Indiara; Mairipotaba; Orizona; Pontalina; Senador Canedo; Silvânia; Vianopolis; Vicentinopolis; componentsof the Centro Sul Regional Hearth Center. It seeks this assessment to check according to the protocol (checklist) that spells out the inspection processes and procedures accorrding to the federal organization rules for receiving financial costs. On-site visits were carried out at each of the units. According to schedule, quarterly visits determined by the Superintendency of Integral Hearth Programs and Actions, SPAIS/SES/GO, with visits with the first visit in order to know and map the reality of each unit, identifying prision population, physical space for the units, hearth, available real estate equipment, human resources available of the inmates, as this first visit, those responsible for the Project were also interviewed by this team. During this first visit, those responsible for the project were also interviewed and suggestions were made to this authority provide the necessary readjustments. In the sequential visits, qualitative gains were observed with the improvement of the qualification of the services, the improvement of the physical structure, the readjustment of the team, the reorganization of the service flow. We concluded that during these two years, we received a good welcome suggestions for the adequacy of services, teams and procedures adopted in smaller units. In the large unit this result was less expressive, finally we conclude that the mass of deprived of freedom unfortunately exists the Regional Centro Sul, which is necessary to structure and operate a hospital unit for this population.pt_BR


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